Monitorização do Treino: hemodinâmica e percepção subjectiva
André Bento

Monitorização do Treino: hemodinâmica e percepção subjectiva

Alcançar o pico de forma no desporto é crucial para obtenção dos resultados desejados. Vários marcadores internos de fadiga e carga de treino estão já estudados, alguns mais relevantes do que outros não apenas na acuidade, mas também pela sua natureza não invasiva como a FC e a PSE. No entanto, estes marcadores podem ser um verdadeiro desafio quando o nível competitivo das ligas é menor, visto estarem directamente relacionadas com o poder financeiro dos clubes menos competitivos.

Monitorização do Treino: marcadores metabólicos
André Bento

Monitorização do Treino: marcadores metabólicos

Pretender-se apresentar uma nova abordagem de controlo do treino, uma nova metodologia de prescrição de intensidade do treino com base em marcadores metabólicos de modo a contornar as limitações do conceito matemático de FC máxima e as discrepâncias na FC reserva.

Treino e resposta hormonal
André Bento

Treino e resposta hormonal

Os conteúdos abordados constituem uma base para posterior aprofundamento e especialização; mas, simultaneamente, estes conteúdos têm uma consistência e finalização que permite entender a atividade física e os principais fenómenos fisiológicos associados. Os primeiros conteúdos abordados permitem conceber o ser humano como um organismo vivo em interação com o meio. É introduzido o conceito fundamental de homeostasia.

Treino Intervalado de Alta Intensidade: monitorização e efeito entre géneros
André Bento

Treino Intervalado de Alta Intensidade: monitorização e efeito entre géneros

A popularidade do Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) tem crescido imenso ao longo da última década não apenas ao nível da literatura e investigação, mas como tendência de mercado e oportunidade de negócio. A literatura reporta várias evidências sobre a eficiência do HIIT. Identificar as respostas específicas entre géneros é importante, procurando proporcionar uma sobrecarga adequada para maximizar os resultados e minimizar a predisposição para a lesão.

Estágios Curriculares 20/21
André BentoTiago Bentovitor palmaBruno Valentim

Estágios Curriculares 20/21

O teu futuro profissional está muito próximo. O Estágio assume particular importância no teu futuro.

Aconselhamos-te seriamente a reflectir se esta é a instituição ideal para apreenderes e consolidares conhecimentos!

Somos, provavelmente, o local menos convencional para que possas singrar no mercado do fitness na medida em que não privilegiamos a comercialização de exercício, mas sim a oferta de resultados. 

O nosso conceito incentiva a autonomia do atleta na procura e consecução dos seus objectivos disponibilizando ferramentas de treino, de monitorização e consultoria, através de uma plataforma logística on-line, o site www.FITSalvador.com.

Rompemos, doutrinalmente, com a teoria da autodeterminação na medida em que o ónus da motivação é da exclusiva responsabilidade do atleta.

Toda a nossa prescrição de exercício é science based e, na maioria das vezes, entra em conflito com aquilo que são as tendências de mercado e as modas.

O conceito FITSalvador tem desde sempre o seu target bem definido: FAT LOSS, objectivos estéticos como redução de peso e/ou gordura, definição muscular e hipertrofia (aumento de massa muscular).

Para tal, recorremos às metodologias mais eficazes para o adulto saudável: Musculação, Treino de Alta Intensidade (HIT - High Intensity Training) e Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT - High-Intensity Interval Training).

Não fazemos "ginástica de manutenção", cada treino procura romper com a HOMEOSTASIA!!
Não procuramos a "promoção de saúde", ainda assim melhorias nos principais marcadores de saúde (TA, colesterol glicémia, etc.) virão por acréscimo.
NÃO FAZEMOS CARDIO! Nem fazemos animação sociocultural. 

Aqui treinamos. E treinar é, invariavelmente, desagradável.

Como pré-requisito para estagiares connosco é obrigatório teres concluído a UC Fisiologia do Exercício.

No final do estágio oferecemos-te a Certificação Internacional HIRT L-1 (NASM&AFAA) e equivalência às 90h do L-2.

Para ajudar nesta tua importante reflexão, deixamos-te este vídeo para que possas conhecer um pouco melhor a nossa dinâmica. 

Inscreve-te para assistires ao vídeo.

HIRT® L-2: Fisiologia, Mecânica e Metodologia do HIRT® (90h, 9.8 UCs)

HIRT® L-2: Fisiologia, Mecânica e Metodologia do HIRT® (90h, 9.8 UCs)

HIRT® - High-Intensity Interval Resistance Training é uma certificação homologada pelo IPDJ, NASM® e AFAA®.

Uma metodologia ímpar que bebe das evidências científicas, com mais de duas décadas, das 2 metodologias mais eficazes na redução de gordura corporal: a musculação e o HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade).

Esta é uma metodologia híbrida (STRENGTH + HIIT) com génese "à frente do seu tempo" uma vez que as evidências científicas que a suportam são ainda escassas e muito recentes como: Buckley et al. (2015); Di Blasio et al. (2016); McRae et al. (2012); e Paoli et al. (2012). 

Com mais de uma década implementando esta metodologia híbrida documentada cientificamente (por inferência), aliada a todo o conhecimento empírico alicerçado em fracassos e sucessos (tentativa e erro), apresentamos esta CERTIFICAÇÃO em diferentes níveis de conhecimento e aplicabilidade:

  • ·       HIRT® L-1: Bases Científicas e Aplicação Prática (8h, 1.6 UCs)
  • ·       HIRT® L-2: Fisiologia, Mecânica e Metodologia do HIRT® (90h, 9.8 UCs)
  • ·       HIRT® Specialist L-3: Tecnologia e Monitorização do HIRT®
  • ·       HIRT® Specialist L-4: HIRT® Master Trainer